Lipoaspiração

A lipoaspiração é um dos procedimentos mais comuns da Cirurgia Plástica. Quando realizado corretamente, é um dos tratamentos mais seguros e satisfatórios para melhorar o contorno corporal em homens e mulheres de peso relativamente normal, mas que têm uma distribuição de gordura que leva a uma aparência desproporcional.

Esta distribuição de gordura pode ser genética e não responder a dietas ou exercício, sendo a lipoaspiração o único método de tratamento. Enquanto a lipoaspiração remove o excesso de gordura, para obter o resultado final é necessário esperar semanas ou meses para a pele se adaptar à nova forma. 

Em mulheres, é usada no tratamento de excessos de gordura de:

  • Coxas
  • Anca
  • Abdómen
  • Joelhos
  • Braços
  • Pescoço

Em homens, as principais zonas de tratamento são:

  • Abdómen lateral

  • Abdómen inferior

  • Tórax e mama

  • Pescoço

Após uma análise do seu caso, o Dr. Nuno Gomes irá propor as zonas a lipoaspirar para redefinir o seu contorno corporal.

Abdominoplastia / mini-abdominoplastia / lipoabdominoplastia

A gravidez e a perda de peso podem deformar a aparência da região abdominal e resultam com frequência em excesso de pele e laxidez muscular que não melhoram com exercício. A genética também pode contribuir para uma má qualidade de pele e falta de elasticidade.

A abdominoplastia melhora o contorno abdominal por remover o excesso de pele e apertar os músculos abdominais, sendo que a principal diferença entre a abdominoplastia e a mini-abdominoplastia é a quantidade de pele removida e a necessidade ou não de ter cicatrizes no umbigo. São assim cirurgias desenhadas para tratar o excesso de pele e não o excesso de gordura.

A abdominoplastia é também extremamente útil na correção de cicatrizes resultantes de cesarianas ou outras cicatrizes abdominais.

Quando existe um excesso de gordura associado ou é necessário melhorar o contorno abdominal numa abdominoplastia, pode-se recorrer à lipoabdominoplastia, que consiste na realização ao mesmo tempo de uma abdominoplastia e de uma lipoaspiração.

A cicatriz resultante da cirurgia localiza-se entre a região abdominal e a zona púbica, com o objetivo de se esconder na roupa interior e biquini. No entanto, quando necessária a realização de uma abdominoplastia completa, é necessária também uma cicatriz à volta do umbigo.

O tamanho da cicatriz depende sobretudo das características individuais de cada paciente, como o excesso de pele, a perda de peso e a anatomia. Estes fatores influenciam também o uso ou não de drenos e o tempo de recuperação.

Lipoescultura com lipofilling

A lipoescultura designa uma técnica que combina a lipoaspiração com a posterior transferência da gordura aspirada para outra zona do corpo de modo a melhorar e aprimorar o contorno corporal – enxertos de gordura ou lipofilling.

Apresenta as mesmas indicações que a lipoaspiração para corrigir excessos localizados de gordura, mas aproveita a gordura retirada para preencher zonas como a mama, glúteos, face ou coxas.

Esta técnica permite retirar a gordura de onde ela não é desejada e transferi-la para áreas de necessidade com material do próprio corpo, evitando assim a injeção de outras substâncias ou o uso de implantes. Aproveita também as propriedades regenerativas da gordura, que permitem que a pele do local onde esta é infiltrada fique mais firme, mais elástica e mais jovem.

Braquiplastia – Lift dos braços

O excesso de pele nos braços é um problema comum decorrente do envelhecimento ou da perda de peso. Este excesso não resolve com exercício, pois a pele perde a sua capacidade elástica e frequentemente tem depósitos de gordura localizada que não diminuem com dieta.

A braquiplastia é realizada para retirar este excesso de pele e gordura localizada, devolvendo o contorno jovem e natural aos braços.

Lift das coxas

O excesso de pele nas coxas é causado por grandes perdas de peso e pelo envelhecimento. Quando existe apenas excesso de gordura, sem excesso de pele e sendo esta elástica, o tratamento mais adequado é a lipoaspiração.

No entanto, para situações de excesso de pele, a dermolipectomia das coxas é o tratamento de eleição para devolver o aspeto jovem e diminuir o incómodo nas atividades do dia a dia e uso confortável de roupa.

A cicatriz pode ser apenas limitada à zona inguinal, ou em casos mais graves prolongar-se ao lado de dentro das coxas.

Cirurgia íntima e rejuvenescimento genital

A labioplastia, ou redução dos pequenos lábios, é uma cirurgia destinada às mulheres que experimentam desconforto físico ou cosmético devido ao tamanho ou forma da sua área genital. Este é um problema comum, que pode levar a dor ou desconforto a usar calças justas ou durante algumas atividades físicas. Pode também levar a alterações e vergonha na intimidade com o parceiro, que pode afetar as relações sexuais e auto-estima.

A cirurgia corrige lábios grandes, assimétricos ou com irregularidades, devolvendo a anatomia normal à zona genital.

Recentemente, existe uma atenção especial no rejuvenescimento da zona genital feminina com a infiltração de ácido hialurónico. Este é um procedimento indolor, realizado no consultório e que permite repor a perda de elasticidade

Gluteoplastia

A gluteoplastia é das cirurgias com maior crescimento a nível mundial, resultado do desejo cada vez maior em definir o contorno e projeção das nádegas, aumentando o seu volume e firmeza e diminuindo a flacidez.

Ela pode ser realizada de duas formas principais:

Transferência de gordura obtida com lipoaspiração de outras zonas do corpo.

Colocação de prótese de silicone, por incisão escondida no sulco interglúteo (entre as nádegas).

Os dois procedimentos são indicados para diferentes tipos de objetivos e diferentes tipos de corpo – uns necessitam de prótese para obter o resultado desejado, enquanto que em outros apenas os enxertos de gordura são necessários. Esta avaliação e a discussão do seu caso é realizada na consulta onde será delineado o melhor tratamento para o seu objetivo.